quarta-feira, 18 de junho de 2008

É minha gente!!! vale a pena conhecer o construtivismo!
Durante o 3º semestre pude aprender um pouco sobre essa nova linha pedagógica nas disciplinasde Psicologia, TIC, Ditática, Met. do ensino de ciências e Met do ensino de Matemática.

Jean Piaget durante suas investigações de como se dá a aprendizagem dascrianças, desenvolveu teorias e a partir dessas outros especialistas desenvolveram propostas pedagógicas inovadoras. Dentre esses especialistas está Emília Ferreiro, nascida na Argentina em 1936. Ela, a partir dos estudos de Piaget, foi a fundo e desenvolveu sua própria teoria dando o nome de construtivismo. De acordo com essa linha o educando deve ser o construtor de seu p´roprio conhecimento, sendo o papel do professor ser mediador entre a informação e o educando.
A avaliação é feita de modo processual onde o aluno é avaliado em todo o seu percurso (a prova é só mais um meio dele demonstrar suas construções. O aluno podeser reprovado, caso não tenha alcançado o objetivo, mas esta reprovação não é uma forma de puní-lo e sim de ajudá-lo.
Não existem manuais para se ensinar a ser construtivista. Existem materiais de apoio que ajudam os professores a conhecerem e a apliarem seus conhecimentos acerca desta linha. A partir daí podem ocorrer mudanças nas práticas educativas.

Na última terça-feira (17/06/2008), fiz uma prova sobre essa linha pedagógia com a professora Jussara. Foi muito boa! A avaliação foi oral e tinha perguntas retiradas do texto encontrado no seguinte endereço: http://www.ufpa.br/eduquim/construtquestoes.htm

Convido a todos para conhecer o construtivismo. vale a pena.

Encontre mais informações em http://aprendizagemconstrutivista.blogspot.com/.

Confira!!!!!!!!!

terça-feira, 17 de junho de 2008


"Ói nóis nu rodízu de pizza! Cumemu Muitho!!!"


hhhhhuuuuuuuummmmmmmmmm

terça-feira, 3 de junho de 2008

EITA, final de semestre. Mais um está acabando. Rumo ao quarto semestre. Depois de muito tempo sem nem olhar o blog, ói eu aqui escrevendo. Só Antonete, minha professora, para me fazer voltar a ativar meu blog. As próximas postagens vão ser da avaliação (uai) que ela pediu. É duuurooo. Mas vai valer a pena.