domingo, 5 de outubro de 2008

Plano de aula - Pontuação

FACESA – Faculdade Evangélica de Salvador
Acadêmicos – Daniel Amaral, Lucyonara Leal, Kátia Borges e Priscilla Leonnor.
Orientadora – Kátia Barros
Disciplina – Bases Epistemológicas e Metodológicas da Língua Portuguesa
Curso – Pedagogia
Semestre – 4º
PLANO DE AULA
• Conteúdo: Pontuação.
• Objetivo geral: Compreender o uso e as funções da pontuação.
• Objetivos específicos:
- Conceitual: entender que a função da pontuação está relacionada com a entonação no momento da leitura.
- Procedimental: Propor a atividade em grupo para pontuação do texto.
- Atitudinal: Só capaz de realizar trabalho em grupo respeitando as diferenças.
• Seqüência Didática:
- Divisão da turma em grupo.
- Entrega de texto para serem pontuados pelas equipes.
- Leitura e discussão dos textos pontuados pelos grupos.
- Comparação das diferentes formas de pontuação apresentadas.
- Leitura do texto original.
- Sistematização do conteúdo através de aula expositiva.
• Avaliação:
Participação e interesse durante a realização dos trabalhos.
• Recursos:
- Humanos;
- Texto Xerografado.
- Retroprojetor
• Referências:
Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa – 3 ed. Brasília: A Secretaria, 2001, p.87-89

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Daniel, me chamo Lúcia, faço Pedagogia e escrevo para lhe dizer que teu blog me ajudou muito. Parabéns, valeu, obrigada...

Unknown disse...

Parabéns pelo site Daniel e pelo nome também, tenho um maninho com esse nome, eu estou formando em Letras na FIESC- TOCANTINS e seu plano vai me ajudar, obrigado, vc é evangelico tbem? abraços

Pingo de Leite disse...

Gostei do teu plano de aula. Quando você estiver determinado a aceitar seguidores de teu blog, me avisa, pois quero acompanhar a evoluçao do blog...

Ministério disse...

Assista ao vídeo da campanha #saúdenãotempreço por dias melhores para todos os brasileiros: http://bit.ly/igYNoj.

Siga-nos no Twitter e fique por dentro da campanha Saúde Não Tem Preço: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Anônimo disse...

parabens, adorei oseu plano de aula, com ele consegui desenvolver o meu...
sou estudante estou cursando o ultimo ano magisterio, e estava com um probleminha que graças a vc eu pude soluçionar...
obrigada...
Fabiana

Maria Augusta disse...

Parabéns! , seu blog é muito bem organizado e com um vocabulário de fácil entendimento pois é bem esclarecido. Me ajudou a saber montar um plano de aula sobre pontuação para o meu estagio. Muito obrigada e sucesso ai. Abraço...
Maria Augusta

Genário disse...

Daniel muito bom teu blog, és um gênio,precisa-se de um profissional assim,capaz de criar aulas bem interessadas e bem compreeensiva! Parabéns meu caro!