domingo, 5 de outubro de 2008

Teoria tradicional do currículo

ABORDAGEM TEÓRICA

TEORIAS TRADICIONAIS DO CURRÍCULO

Discutir currículo é, segundo Paulo Roberto Padilha, identificar

“quais conhecimentos devem ser ensinados, o que deve ser ensinado e por que ensinar este ou aquele conhecimento. Diríamos melhor: mais do que ensinados, o que deve ser aprendido e por que aprendê-lo.” (Padilha, p. 122)

Neste contexto, após ter selecionado os conhecimentos, Tomaz Tadeu da Silva (2004) afirma que:

“As teorias do currículo(...) buscam justificar por que ‘esses conhecimentos’ e não ‘aqueles’ devem ser selecionados.” (Silva, p. 15)

Essa seleção de conhecimentos fez com que surgissem Teorias do Currículo as quais são divididas em categorias de acordo com os saberes que elas priorizam. Na trajetória do currículo são observadas e destacadas três tendências: as tradicionais, a crítica e a pós-crítica.

Segundo Silva (2004) u dos precursores para o surgimento da teoria tradicional do currículo foi Bobbitt. De acordo com Silva (2004):

“Bobbitt propunha que a escola funcionasse da forma que qualquer outra empresa comercial ou industrial. (...) queria que o sistema educacional fosse capaz de especificar precisamente que resultados pretendia obter, que pudesse estabelecer métodos para obtê-los de forma precisa e formas de mensuração que permitissem saber com precisão se eles foram realmente alcançados. (...) queria transferir para a escola o modelo de organização proposto por Frederick Taylor. (...) a educação deveria funcionar de acordo com princípios da administração proposto por Taylor.” ( Silva, p. 23)

Além dessa teoria, Bobbitt desenvolveu alguns conceitos acerca do currículo. Um desses conceitos, de acordo com Silva (2004) é:

“O currículo é simplesmente uma mecânica. A atividade supostamente científica do especialista em currículo não passa de uma atividade burocrática.” (Silva, p. 24)

Neste contexto Bobbitt diz que na educação, assim como na indústria, se estabeleçam padrões, pois acaba com as variação de opiniões existentes e, além disso, as atividades ficam mais rápidas. Portanto, o currículo para Bobbitt é uma questão meramente técnica.

Silva afirma que o currículo tradicional se divide em partes. Dentre elas estão o currículo tradicional: tecnocrático, progressista e o clássico.

“(...) O tecnocrático destacava a abstração e a suposta inutilidade (...) das habilidades e conhecimentos cultivados pelo currículo clássico. (...) O modelo progressista (...) atacava o clássico por seu distanciamento dos interesses e das experiências das crianças e dos jovens. (...) o currículo clássico só pôde sobreviver no contexto de uma escolarização secundária de acesso restrito à classe dominante.” (Silva, p. 26,27)

Porém, a partir da década de 70, esses modelos começaram a ser questionados pelo movimento chamado “reconceptualização do currículo” o qual não será discutido aqui.

Conclui-se que as teorias tradicionais do currículo caracterizam-se por dar ênfase a elementos curriculares como: ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, planejamento, eficiência, objetivos e, sobretudo, com a organização e método.

23 comentários:

Anônimo disse...

Olá Daniel achei seu Blog muito importante 5º semestre.

Anônimo disse...

Olha o meu msn é emilyy01@hotmail.com sou estudante do curso de pedagogia em Salvador estou no 5º semestre acho que vai ser importante para nos dois essa troca de conhecimento. Um abraço EMILY LIMA

profª naiola disse...

seu trabalho está excelnete, continue assim,Deus é contigo.Profª naiola

Nay a Bonequinha disse...

Perfeito me ajudou bastante.

Anônimo disse...

Oi Daniel, amei seu blog.
Queria te pedir uma ajuda imensa, estou muito confusa sobre teorias do currículo, será q pode me dar umas dicas.
Um abraço
Luciana
email
lucianabachega@ig.com.br

Anônimo disse...

Boa noite Daniel, achei o seu blog super útil, inteligente, precisamos disto nos dias de hoje.Que Deus continue e abençoando.Um abraço.

Anônimo disse...

Adorei seu blog... seu plano de aula é completo! sou pedagoga tambem e vc esta de parabens!!

nany disse...

Amei dan..ta de parabéns..me ajudou muito no meu artigo..Bençãos continuem sendo derramadas na tua vida..
abbraçoss..

Robson disse...

Bom dia Daniel meu Nome é Robson estou cursando Letras Vernáculas e quero lhe dizer que seu blog foi util para que pudesse ter uma noção do que é curriculo, visto que nesse momento estou fazendo umas pesquisas a respeito desse tema para eu apresetar em sala de aula na minha turma, fico grato.

Robson T. de Oliveira
4º Semestre da UNEB

Unknown disse...

olá Daniel, estou cursando pedagogia, e gostaria de saber de qual livro do Paulo Roberto Padilha, que vc cita a pag 122.
obrigada pela atenção

Renata disse...

Olá Daniel, estudo Pedagogia, e estou fazendo meu TCC sobre este tema, gostaria das referências bibliográficas que você utilizou para a elaboração deste artigo. Fico ansiosa aguardando a resposta pelo e-mail: re_mol@hotmail.com

Abraços Renata!

Taniela disse...

Olá, Dan!! Seu blog está de parabéns!!
Ele irá me ajudar muito na pesquisa que estou fazendo.
Taniela 4º Semestre da FACESA

Taniela disse...

Oi, Dan!! Seu blog está de parabéns!
Ele irá me ajudar muito na pesquisa que estou fazendo sobre teorias tradicionais do currículo.
Sucesso!!!!
4º semestre FACESA

Anônimo disse...

ADOREI SEU BLOG POIS ESTOU NO 5 BLOCO E POIS FOI MUITO ENCOTRAR ESSAS IFORMAÇÂES SOBRE CURRICULO.

Unknown disse...

Olá, Daniel seu blog me ajudou muito adorei estou no quinto semestre de pedagogia e foi muito importante para mim suas informaçoes.

Anônimo disse...

DANIEL SEU TRABALHO FICOU MUITO BOM CONTINUE ASSIM ,MUITO OBRIGADO E QUE DEUS TE PROTEJA.

Michelle disse...

Valeu Daniel, seu trabalho me ajudou!!!!

Anônimo disse...

Oi Daniel,amei seu trabalho, mas vc deveria colocar as referências ao final do artigo! Beijão, Lú Soares.

Anônimo disse...

Oi Daniel, prazer, sou dupla da Lú Soares no Projeto de TCC! Pocha,seu trabalho facilitou a nossa vida, ao mesmo tempo que atrasou pois estamos correndo atrás das referências que você fez o favor de não colocar! rs Mas valeu... ^^

Grande abraço! Gilmara Queiroz.

vivi disse...

muito boa a sua visão sobre a teoria tradicional do curriculo, tenho umpouco de dificuldade em mim espresar e seu blogger mim ajudou,valeu.

Anônimo disse...

Boa Noite Daniel achei seu blog muito interessante 2 Semestre.

Unknown disse...

Hello, Daniel, sou estudante tbe do curso de mestrado em Pedagogia do ensino superior em Angola. o seu trabalho é bonito e constitui uma mais valia para uma pequena pesquisa com os meus estudantes. Mas, pecaste bastante e não é possível utilizá-lo sem a Referências bibliográfica . Valeu
Assim, aguardamos

Maryane Amaral disse...

Blog muito Bom e produtivo, gostaria de saber as referencias das citações...